Home- Notícias- CONSTRUIR OU REFORMAR?
Publicado em: 12/08/2015
CONSTRUIR OU REFORMAR?

CONSTRUIR OU REFORMAR?

 

“A emoção da ciência traduzida em técnica pelo homem é a mesma comunicada pela obra de arte. Equilíbrio, estrutura, rigor, aquele mundo outro que o homem não conhece, que a arte sugere, do qual o homem tem nostalgia.”

Lina Bo Bardi

 

 

O que é melhor, reformar ou construir novo? Todos nós um dia já nos perguntamos isso.

Caro leitor, você pretende comprar uma casa usada e reformá-la. Daí vem a dúvida:é melhor construir  ou reformar uma casa já pronta? Para responder a essa pergunta é preciso avaliar o custo benefício de uma série de coisas, tais como o fator principal: você tem pressa em se mudar ou quer morar em um lugar totalmente personalizado e exclusivamente feito para você? Se você tiver pressa, por exemplo, reformar pode ser a melhor opção. Se não tem, construa. Afinal, é bom acompanhar algo desde seu nascimento, sempre que possível.

Imagine a seguinte situação: Você procura imóveis em Campo Grande e acha uma boa oportunidade de construir uma nova casa.

Inicialmente essa ideia pode parecer mais cara do que comprar um imóvel já pronto, mas se você pensar bem, pode ser um bom investiemento e economia. Uma casa nova é sempre mais valorizada do que a antiga, mas muitos imóveis de anos de construção sáo vendidos por preços também elevados. Comprar uma casa usada em Campo Grande, por exemplo, pode ser tão caro quanto construir uma do zero. E, após a compra sempre queremos mudar algumas coisas, fazer reformas diversas. Pense comigo: você está comprando uma casa, o que já é um investimento alto e ainda vai gastar mais reformando.

Ao comprar uma casa, você não tem como calcular o custo exato da reforma, porque não é certo, ainda, o que você vai querer e poder mudar. Ao construir, todos os gastos de tudo que você pensou previamente estão embutidos na construção, e podem ser adaptados no projeto conforme sua renda ou a possibilidade de pagar pela construção do imóvel. A melhor escolha para evitar problemas diversos é construir, sempre que possível, a menos que você tenha pressa de se mudar ou não ache um terreno compatível ao seu projeto de moradia. Outra opção é comprar uma casa nova e que se adeque ao seu desejo de moradia, assim evita-se as reformas.

Há formas diferenciadas de aquisição de um imóvel, tudo vai depender de seu desejo ou de sua renda, mas o importante é, saber decidir pela sua melhor opção. Eu opto por casa nova, seja uma construida por você, seja uma pronta.

Fig. 01 – duas casas em um terreno – Rua Taumaturgo

Fig. 02 – quatro casas em um terreno – Rua Coluene

Fig. 03 – duas casas em um terreno – Rua 101

Fig. 04 – duas casas em um terreno – Rua José Garcia Veloso

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do e-mail marconarquitetura@terra.com.br ou pelo site www.marconarquitetura.com.br