Home- Notícias- JARDIM BONITO O ANO TODO
Publicado em: 20/06/2012
JARDIM BONITO O ANO TODO

JARDIM BONITO O ANO TODO

“Um jardim faz-se de luz e sons - as plantas são coadjuvantes.”
Roberto Bule Max

Quem de nós não se recorda de um jardim na infância nas casas de nossas avós? Esses eram geralmente uma miscelânea de plantas anuais, perenes e arbustos. Freqüentemente havia também árvores, vegetais e pequenas frutas (como amoras, framboesas ou groselhas) misturadas.
Hoje jardim é como uma roupa de grife em sua casa, traz  vida, charme e revela 
Mas como ter um jardim bonito o ano todo?
É bem verdade que o frio do outono e do inverno não chega a alguns lugares do hemisfério Sul com a mesma intensidade que costuma ocorrer no hemisfério Norte. No Brasil, apenas os estados do Sul e Sudeste experimentam uma sensação maior de inverno. Nos demais, salvo as regiões serranas, as mudanças na temperatura são pequenas. Mesmo assim, convém tomar certos cuidados para se ter um jardim bonito e saudável o ano todo.
Entre os meses de maio a julho, as plantas entram num estado de dormêrncia. Ou seja, ficam quietinhas, sem brotos ou folhas novas. Quase estáticas.
No inverno, estação a qual nos encontramos o sol fica mais baixo, e a luminosidade diminui. 
Para manter o jardim bonito durante a estação mais fria do ano é preciso tomar alguns cuidados ainda no outono, onde os dias são mais quentes e as chuvas vem com  menos frequência deixando baixa a umidade do ar, por isso as regas se tornam ainda mais importantes.
 Essas mudanças influenciam no desenvolvimento das plantas e se mal cuidadas podem não deixar o jardim com o mesmo visual bonito e saudável de costume. Nesse período é bom manter cuidados como a poda, adubação e rega para manter a planta vistosa e com boas condições. O plantio deve respeitar o tipo de espécie para cada estação, cada planta tem suas características e necessidades diferenciadas, como temperatura adequada, insolação entre outros que ajudam no desenvolvimento. Nessa época é bom optar por espécies que resistem a baixas temperaturas. Nesse tempo o aparecimento de pragas é menor, mas nem por isso pode-se descuidar desse mal. Para evitar a proliferação é preciso estar atento às manchas e danos nas folhas.  A poda, nessa época deve ser feita com a intenção de limpeza, mas não deve ser feitas em espécies que vão florir no inverno. É importante também fazer a retirada das ervas daninhas. Até mesmo a grama demora mais a crescer por causa da falta de chuvas.  Para saber se a planta precisa ou não ser regada é simples: pegue um pouco de terra na mão, se ela estiver esfarelando pode molhar; se ela estiver úmida ou derrame água, a irrigação pode ser dispensada. (Fonte: Revista Jardinagem e Paisagismo)

Guia prático para manutenção de seu jardim

Trate-se de um jardim exterior ou interior, a duração de vida de uma planta depende da qualidade do solo onde está implantada e da forma como é tratada por quem cuida dela.
Remexa a terra para deixá-la fofa, ao mesmo tempo que mistura adubo orgânico.
Retire todas as impurezas, como ervas daninhas ou raízes mortas.
Quando fizer a muda de uma planta, faça um buraco de bom tamanho na terra,
retire o plástico da muda e coloque o torrão dentro do buraco.
Em caso de plantas com caules finos e altos, coloque um bambu ou um cabo de vassoura para as apoiar.
Para combater eventuais pragas vai ter de recorrer a insecticidas, mas cuidado, informe-se primeiro
se são adequados a cada espécie.
Retire as folhas secas, mas deixe ficar as folhas murchas, pois em certas espécies, transformam-se em frutos.
Tente regar as suas plantas de manhã, evitando fazê-lo quando o sol estiver muito forte.
Escolha as plantas de acordo com o seu tipo de jardim; considere se este tem luz a maior parte do dia,
ou se está sempre praticamente à sombra; se é grande ou pequeno (há que contar com um espaço
para as raízes se expandirem) ; e qual o tipo de solo.
Compre livros sobre jardinagem, pesquise na internet ou peça informações no horto onde compra as plantas.