Home- Notícias- PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR
Publicado em: 12/08/2015
PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR

PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR

 

 

Sábios são aqueles que pensam hoje para não sofrer as consequências amanhã.”
                                                                             (Autor desconhecido)

 

 

Todos nós já viomos ou ouvimos falar, muitos de nós já usamos em nossas proprias casas ou hotés a agua quente de chuveiros e torneiras com água aquecida poe energia solar.

Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.

As aplicações práticas da energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica (coletores planos e concentradores) relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de água.

As vantagens da energia solar, ficam evidentes, quando os custos ambientais de extração, geração, transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparadas à geração por fontes renováveis, como elas são classificadas.

Conforme dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas. (fonte: Ministério do Meio Ambiente).

Mas eu quero falar muito mais que aquecimento de água, vamos falar de produzir energia através do sol que é abundante em nosso país para nossas lâmpadas, eletrodomesticos, equipamentos eletrônicos, ou seja para tudo que necessita de energia.

 

 

O que é Energia Solar?

A Energia Solar é uma das opções de geração de energia, naturalmente reabastecida em curto espaço de tempo, razão pela qual é chamada de “Energia Renovável” ou “Energia Sustentável”. Para termos vantagens  na geração de Energia Solar, uma variedade de tecnologias é usada para converter Energia Solar em eletricidade e calor.  O uso da Energia Solar envolve  a “conservação de energia” pois é uma fonte natural, limpa e segura.

O que são Painéis Solares?

São dispositivos que convertem a energia luminosa diretamente em energia elétrica em corrente contínua (CC), os quais, quando expostos à radiação solar funcionam como geradores de energia elétrica. São normalmente produzidos a partir de Silício (material semicondutor), o mesmo material utilizado nos "chips" de computador, com base em tecnologia semelhante à utilizada na indústria eletrônica. As três principais tecnologias de fabricação disponíveis são denominadas: mono-Si (Silício mono-cristalino), poly-Si (silício poly-cristalino) e a-Si (Silício amorfo).

Quais são os Principais Componentes de Um Sistema Gerador de Energia Solar?

Um Sistema Gerador de Energia Solar Fotovoltaico inclui diferentes componentes que são dimensionados de acordo com o tipo do sistema, a localização e a aplicação.

Os principais componentes  do sistema são o Painel Solar, o controlador de carga, o inversor, o banco de baterias e as cargas(consumidores), onde:

Painel Solar – Converte a luz do sol em eletricidade.

Controlador de Carga Solar : Regula a tensão e a corrente gerada pelo Painel Solar que vai para  bateria e para a carga(consumidor).  Previne sobrecarga  e  prolonga a vida útil das baterias. 

Inversor: Converte a energia gerada nos Paineis Solares, que é em corrente contínua, para Corrente Alternada a ser utilizada na maioria dos consumidores.

Bateria: Armazena energia para suprir os consumidores, nos horários sem geração de energia (a noite, por exemplo).

Carga (Consumidores) : São os equipamentos elétricos que são conectados ao Painel Solar, tais como: lâmpadas, TV, refrigeradores, computadores, motores, alarmes, dentre outros.

Para dimensionar um sistema gerador de energia solar será preciso contratar um profissional habilitado, um engenheiro.

O mais interessanteé que a energia produzida e não usada pode ser vendida à concessionária fornecedora de energia, sendo assim sua conta de energia será reduzida podendo chegar a custo zero.

 

 

 

 

Dicas de Instalação :

 

A eficiência do módulo solar está ligada a sua correta instalação: Recomendamos sua fixação

no telhado, pois está mais protegido do vento, de roubo e das crianças.

Deve estar voltado para o norte (regiões localizadas no hemisfério Sul) ou para o Sul (regiões

localizadas no hemisfério Norte) e no grau de inclinação correto para cada região:

De 0 a 8 graus: Amazonas, Norte do Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará, Maranhão

Piauí, Paraíba.

De 8 a 16 graus: Pernambuco, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Norte de Goiás,

Bahia, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal e Norte de Minas.

De 16 a 24 graus: Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, Minas, Espírito Santo, São Paulo, Rio de

Janeiro, Norte do Paraná.

De 24 a 32 graus: Sul do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

Fig. 01

 

Fig. 02

Fig. 03

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e Light Designer e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do e-mail marconarquitetura@terra.com.br ou pelo site www.marconarquitetura.com.br