Home- Notícias- ACABAMENTOS, UMA LOUCURA MARAVILHOSA!
Publicado em: 07/08/2013
ACABAMENTOS, UMA LOUCURA MARAVILHOSA!

ACABAMENTOS, UMA LOUCURA MARAVILHOSA!

"A intenção plástica (...) é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção"
                                         (Lúcio Costa)
                        
Final de ano e início de outro, muitos receberam  seus 13ºs salários. Alguns usam para viajar enquanto outros preferem aplicar-lo em sua construção ou reforma.
Por falar em construção ou reforma, vocês tem circulado pelas lojas de materiais para construção na cidade? Quanta novidade em acabamentos como pisos, revestimentos, pastilhas e tudo mais.
Nós profissionais temos uma gama imensa de opções para todos os gostos e bolsos.
Mas há quem prefira algo mais personalizado e com uma sofisticação ímpar. Para estes, temos uma opção encantadora: As pedras, isso mesmo, o uso de mámores, granitos e industrializados como o marmogléss está super em alta, ou melhor, nunca saiu de uso.
Não é de hoje que as rochas nobres fazem bonito nos mais variados ambientes, esses materiais possibilta uma flexibilidade muito maior das formas e combinações.
No piso, o granito pode ser usado em forma de mosaico,(Fig.1) onde as linhas lembram os tapetes clássicos, fazendo um contraste entre o branco itaúnas e o preto são gabriel. O granito em tons claros evidencia a moldura externa do tapete e delimita o hall. 
 

(Fig.1)
Fonte: www.google.com.br

As pedras não são usadas apenas em banheiros, cozinhas o paredes externas. Vejam esse ambiente (Fig.2), o arquiteto usou tons neutros e fez um home theater com papel de parede listrado, paineis de MDF e mármore travertino romano bruto. Os negativos criados com perfis de alumínio no painel de MDF seguem o alinhamento nos chanfros criados nas placas de mármore que emolduram a televisão. Em uma extremidade do mármore, papel de parede com listras verticais dão a sensação de pé direito mais alto e no outro extremo,  a bananinha de pedra aplicada com junta seca. Todos os detalhes naturais do mármore travertino foram destacados no projeto deixando bem expostas fissuras, trincas, gretas e vazios característicos do material.

 (Fig.2)

Fonte: www.google.com.br

Na figura abaixo (Fig.3) uma mostra do resultado sofisticado da cuba de marmogléss branco composta com a bancada de crema marfil, já na parede usamos pastilha de porcelana 1x1, resultado perfeito.

(Fig.3)

Fonte: www.google.com.br

Seja qual for seu estilo, clássico, moderno, arrojado, quer você goste de pastilhas, revestimentos com medidas maiores ou menores a dica é: Siga o caminho do bom gosto, do pessoal e da qualidade, lembre-se, o acabamento é a roupa e maquiagem da sua obra, capriche!
Se optar pelo uso de pedras eu sugiro a COLOCAR O NOME DA MARMORARIA, pela qualidade e variedades dos matériais oferecidos além do atendimento do profissional.
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br