“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.”
Le Corbusier
A herança pós-moderna deixou uma época de muita liberdade e, Se hoje vivemos numa época de tribos, onde cada um vive muito-bem-obrigado com seus princípios, o vale-tudo, porém, já não vale tanto assim. É, no mínimo, politicamente incorreto fazer-se uma arquitetura inconseqüente, que ignore os problemas ambientais, que desperdice materiais e energia.
A arquitetura está muito mais séria e erudita: o estudo de sua história e teoria voltaram a ser prioritários e não se admite a arquitetura sem um pensamento que lhe estruture.
Arquitetura contemporânea envolve todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas nos tempos atuais. A tendência mais difundida na arquitetura contemporânea é o pós-Modernismo, que prega a colisão de estilos anteriores e a adoção de assimetria e formas geométricas não-lineares.
Hoje existem duas linhas diferentes, entretanto bem definidas que delineiam o que se tem produzido a arquitetura.
Uma delas é uma linha que trabalha com cor, muita cor nas mais diferentes formas desta, linhas sinuosas e orgânicas e novos materiais, além de continuarem a abusar das releituras do uso do plástico e do polipropileno. A outra linha da arquitetura Contemporânea se baseia na simplicidade e no mínimo ao extremo, uso de muito branco e neutras, concreto puro e aparente e linhas retas.
BRASIL
Contrariando todas as expectativas e um temor mais ou menos generalizado, como aconteceu no campo das outras artes, a arquitetura modificou os princípios estéticos vigentes, recorrendo a utilização de novos materiais e tecnologias, a partir da estética modernista, pode ser caracterizada por linhas retas, volumes puros, materiais em sua forma natural como o concreto, o aço laminado e o vidro em grandes dimensões. Está vinculada à liberdade, à pluralidade, e a um amplo leque de possibilidades estéticas e tecnológicas, com formas instigantes e espaços inusitados.
A riqueza conceitual da arquitetura contemporânea tem percorrido os mais inovadores pensamentos e tem propiciado à indústria da construção incessantes pesquisas e soluções para atender às mais variadas propostas dos arquitetos. Ao provocar uma sensação diferente do conhecido conceito de leveza, a imaterialidade busca ”desaparecer” com a estrutura, misturando-a com outros elementos verticais ou quase verticais.
O desafio da arquitetura contemporânea é perceber as próximas décadas. Temos de criar oportunidades para realizá-la. O desafio já está colocado há algum tempo.
Alguns arquitetos que usaram as formas da arquitetura contemporânea para eternizar sua arquitetura são: os eternos Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Frank Lloyd White e Le Corbusier, sem falar em muitos outros.
Em campo grande essa “tendência” da arquitetura contemporânea encontra em alta. Belíssimas construções agraciam a cidade com sua arte.
Abaixo alguns exemplos de arquitetura contemporânia.
CATEDRAL METROPLITANA DE BRASILIA – OSCAR NIEMEYER
CASA DA CASCATA – ARQTº FRANK LLOYD WHITE
UNIQUE HOTEL – ARQTº RUY OTAKE
RESIDÊNCIA EM SIDROLÂNDIA – MS –ARQTª ANA CLÁUDIA MARCON
RESIDÊNCIA EM CAMPO GRANDE – MS –ARQTª ANA CLÁUDIA MARCON
RESIDÊNCIA EM CAMPO GRANDE – MS –ARQTª ANA CLÁUDIA MARCON
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br