Você já sonhou com um deck de madeira em sua piscina ou no seu jardim, mas desistiu quando pensou no prejuízo que isso causaria a natureza?
Não faz mais parte da vida do ser humana consciente o uso de madeira em abundancia como no passado. O desmatamento tem causado prejuízo incalculável a natureza e a saúde do ser humano e cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para diminuir isso.
Mas não é só o desmatamento, é também o acumulo de lixo e produtos descartáveis que são jogados às toneladas todos os dias na natureza.
Mas, você já imaginou que podemos unir nosso desejo de um deck lindo em nossa piscina ou jardim e ainda diminuir o acumulo de lixo na natureza?
Pensando nisso uma empresa mineira representada em Campo Grande pela CALIFORNIA MUDAS, criou o Ecoblock.
Os produtos ECOBLOCK são provenientes de resíduos industriais e fibras vegetais e resultantes de um complexo processo de transformação. São resistentes a impacto, imunes à ação de cupins, impermeáveis e de fácil manuseio. Sua utilização atende a inúmeros segmentos: industriais, moveleiros, construção civil, arquitetura, exportação e paisagismo.
A madeira biossintética também é uma solução para empresas que conquistaram a ISO 14001 e estão obrigadas a rastrear seus passivos ambientais. Ela utiliza como matéria-prima fibras orgânicas descartadas pela indústria, entre elas as indústrias do agro-negócio, alimentícias e farmacêuticas, automotivas e siderúrgicas.
Os insumos são adquiridos por meio de contratos firmados com empresas captadoras e indústrias geradoras de passivos, o que garante a rastreabilidade dos resíduos. O resultado da mistura dessas substâncias é um produto com preço compatível ao da madeira de lei e resistência mecânica superior.
Mais leve e mais barato que o aço, ela pode ser também utilizada na fabricação de uma infinidade de produtos - mobiliário de jardim e carrocerias de caminhão, por exemplo.
O uso do ECOBLOCK causa empatia imediata por ser um produto de alta qualidade e totalmente engajado em uma causa vital - e ecologicamente correta - para os programas de reciclagem de alcance mundial.
VANTAGENS
• Ecologicamente correto: Substitui a madeira natural em inúmeros aspectos. Ex: tudo que é feito com tábuas (bancos, móveis, pallets, casas pré-fabricadas, marcos de porta, etc).
• Resistência a impactos: É feito à altíssima pressão.
• Não deteriora e é impermiável: É composto de plástico e fibras, por isso pode ser colocada em locais úmidos e até submerso.
• Imune à ação de cupins.
• Não solta farpas.
• Fácil de trabalhar: É maleável, e como a madeira, é fácil de ser serrada, parafusada, pregada, colada, etc.
• Resistente a produtos químicos - corrosão.
• Resistente à umidade.
• Não necessita fumigação.
• Alta durabilidade.
• 100% reciclável.
RECICLAGEM
Os plásticos estão presentes nos mais diversos produtos e tornam-se um problema depois de serem descartados. De degradação demorada – levam mais de cem anos para se decompor – eles são responsáveis por diversos problemas. Um exemplo é São Paulo, que sofre com constantes enchentes, estima-se que 20% do total de resíduos são formados por plásticos.
Os resíduos plásticos constituem um importante fator na questão do lixo sólido como um todo, pois embora representem apenas cerca de 4 a 7% do peso total dos resíduos, devido à sua baixa densidade e o formato dos artefatos produzidos, acaba representando até 20% do volume total. (Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Lixo municipal – Manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT 1995-189).
Além da geração de empregos em todos os setores envolvidos e da possibilidade da regulamentação dos catadores de resíduos plásticos, a reciclagem requer inventividade, criatividade e tecnologia. A Ecoblock traz uma solução para este benéfico desafio: a madeira biossintética, que alia aspectos ecológicos, econômicos e sociais e é composta de resíduos industriais e vegetais variados.
Algumas das vantagens da reciclagem feita pela Ecoblock são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e da quantidade de resíduos que necessitam incineração ou são despejados em aterros. A abertura e ampliação do mercado do plástico reciclado por meio de tecnologias inovadoras e produtos como os que oferecemos para o mercado vêm aumentando os índices de reciclagem dos plásticos.
A madeira biossintética tem um mercado extremamente amplo, podendo ser usada com vantagens para quase todos os fins da madeira comum e/ou plástico. Todos sabem que consumir menos é fundamental, e que é impossível reduzir a zero a geração de resíduos, mas iniciativas com a da Ecoblock, contribuem significadamente para melhoria da qualidade de vida no planeta e da regularização de um mercado urgente e essencial para o futuro.
Além de todas estas vantagens citadas temos ainda o acabamento sofisticado no seu projeto de arquitetura e paisagismo, com podemos ver nas imagens anexadas a esta matéria.
Você poderá saber mais vantagens e ainda conhecer o Ecoblock compondo um lindíssimo ambiente na Califórnia Mudas, e também poderá estar apreciando lindos vasos e plantas que farão se seu jardim uma verdadeira obra de arte. Procure a equipe da California Mudas e depois procure a edição deste jornal apenas para fazermos a matéria mostrando o jardim dos seus sonhos realizado em sua casa.
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br