Home- Notícias- ILUMINAÇÃO
Publicado em: 16/08/2013
ILUMINAÇÃO

Arquitetura é uma coisa de arte, uma emosiones fenômeno, que está fora e além das questões construtivas. O objetivo da construção é para manter as coisas em conjunto e da arquitetura é o prazer. 
                                                                                           Le Corbusier

Luz Direta

É uma luz suave que não incide de um foco direcionado em particular. Para criar este efeito de iluminação deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves. (é a luz produzida, por exemplo, por uma persiana ou cortina semitransparente).
 


Luz difusa | Iluminação geral. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

Luz Indireta

A luz é jogada em um plano e este reflete para o ambiente indiretamente, sem ofuscamento algum,consegue-se este processo através de luminárias opacas e sancas de gesso (semelhante à luz difusa, mas é mais suave).

 
Iluminação indireta de luz fluorescente atrás de sanca de gesso. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

Luz Dirigida

O foco de luz incide predominantemente em uma direção em particular, sobre uma mesa de trabalho, um quadro, ou objeto qualquer. Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lâmpadas refletoras para dirigir o foco direto de luz. Utilizando esta técnica, em projetos luminotécnicos criteriosos, os possíveis inconvenientes como ofuscamento, sombras marcadas e diferenças significantes de níveis de iluminância, podem ser eliminados. 
 


Iluminação dirigida de pendente sobre mesa de atendimente. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

Wall Washing

Também chamado de “banho de luz” em paredes, este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede. Wall washing permite valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.
 
Lâmpadas “lavam” a parede com a luz: efeito wall washing. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

Downlight

Este princípio busca ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso. As luminárias são específicas de embutir no forro e possuem diversos formatos. Através de várias luminárias é possível compor um ambiente diferenciado e único.
 


Luz é dirigida para baixo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

 

 


Exemplos de Downlight com dicróicas à esquerda e com spot direcionável à direita. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 
 

Up Light

É o efeito criado ao se de iluminar elementos verticais como árvores e arbustos, estátuas e colunas de prédios. Quanto mais próximo estiver o projetor mais luz rasante se obterá.
 
 
Exemplo de efeito uplight iluminando árvore. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br