Home- Notícias- LAJE, A OBRA DE ARTE EM SUA OBRA
Publicado em: 12/08/2013
LAJE, A OBRA DE ARTE EM SUA OBRA

 

      
"Para cada um,  sua casa é o abrigo mais seguro." 
                                                    Edward Coke


Não é rara a pergunta ao arquiteto, devo colocar laje na minha construção? Isso a torna mais segura?
Seja qual for sua prioridade, estética, segurança ou isolamento acústico a melhor opção sempre será a escolha pela laje na sua construção.
As lajes de concreto são encontradas em grande parte das casas brasileiras. Muitas vezes, mesmo havendo uma cobertura de telhas cerâmicas, alumínio ou fibrocimento, por baixo desta estrutura existe uma laje de concreto, cuja função é aumentar o isolamento ou apenas servir como forro para os ambientes.
As lajes são estruturas planas, em geral feitas de concreto, que se apoiam nas vigas da construção. Podem também se apoiar diretamente sobre os pilares, embora esta solução seja menos comum em construções residenciais. Para entendermos melhor os tipos de lajes, vamos dividi-las em duas categorias: as maciças e as pré-moldadas (ou pré-fabricadas).

Lajes maciças

A laje maciça, ou moldada “in loco”, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.
Os pontos altos desse sistema são a menor suscetibilidade a trincas e a fissuras, e a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso da parte inferior. Porém, as fôrmas exigem um consumo considerável de madeira; a laje é mais pesada, o que exige mais do restante da estrutura, e o custo final, normalmente, é mais alto.
As lajes maciças moldadas “in loco” também se dividem em alguns tipos:
A simples é a mais comuns. Esta laje é formada por uma superfície plana lisa na parte superior e inferior e se apóia nas vigas da construção.

Lajes pré-moldadas

As pré-moldadas ou pré-fabricadas são as lajes que já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente.
Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessível e a facilidade de montagem. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais. A desvantagem está em eventuais problemas de acabamento e na maior propensão a trincas. Entretanto, desde que bem projetadas, são muito eficientes. Alguns dos tipos mais frequentes de lajes pré-fabricadas são:

Lajes treliçadas com lajotas cerâmicas – são as mais baratas para vencer pequenos vãos. Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de treliça são colocadas lado a lado e o espaço entre elas é preenchido com lajotas cerâmicas. Após a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistência. É talvez o sistema mais usado atualmente em pequenas residências.

Lajes treliçadas com isopor – são muito parecidas com o tipo anterior, mas o espaço entre as vigotas de concreto é preenchido com blocos de isopor. São muito leves, de fácil montagem e a instalação de canos e conduítes é muito simples. Entretanto não se pode fazer furos na parte inferior dessas lajes e para que o acabamento tradicional de chapisco e reboco possa aderir no isopor é necessária a aplicação de cola especial.
Outros tipos de laje são: Tipo Cogumelo, Nervuradas, Painéis treliçados, Lajes Alveoladas
Ao escolher a laje ideal para sua obra escolha também a melhor empresa fornecedora. A TRELICAMP é uma empresa com mais de 20 anos em Campo Grande, e com a garantida de melhor qualidade em seus produtos.
A escolha da melhor laje para a sua residência deve ser feita pelo arquiteto e pelo calculista da obra. A importância em escolher a laje mais adequada para cada construção está diretamente relacionada à estética desejada, qualidade da obra, à resistência, à durabilidade da sua estrutura, à economia de materiais e à saúde do seu bolso.

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br
 


LAJE INCLINADA - PRONTA
 


LAJE INCLINADA – EXECUÇÃO
 

 


LAJE EM EXECUÇÃO