"Nada melhor que as tradições para temperar a saúde de nossa alma brasileira."
Mário de Andrade
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, terra das rodas de tereré e do mais perfeito churrasco. Por falar em churrasco, neste artigo vou contar um pouco da história do churrasco... que não surgiu no Mato Grosso do Sul...
O churrasco surgiu na região dos Pampas Gaúchos, onde o transporte de gado de um local para outro se fazia necessário para a manutenção de engorda de animais. Com a destruição dos Sete Povos das Missões, em 1768, grande quantidade de gado foi abandonado, o que acabou por criar um grande rebanho de gado selvagem espalhado pelos pampas. Posteriormente os tropeiros em busca de ouro, com a grande oferta de carne que existia à sua frente, faziam paradas e nestas, passaram a assar a carne no fogo que também lhes aquecia durante a noite. Depois os invernadores continuaram a tradição que havia iniciado. No transporte do gado, algumas destas reses eram assadas durante a viagem e como acarne era carregada no lombo dos cavalos, o suor destes acabava por salgar a carne que seria utilizada a noite. Com o passar do tempo surgiram às grandes fazendas, onde os peões que transportavam o gado reforçavam cada vez mais a tradição, fazendo o churrasco no fogo de chão, com valetas profundas para espantar o vento e em espetos de madeira que seguravam a carne sobre as brasas, utilizando-se já o sal grosso que era dado para a complementação alimentar do gado.
Mas o churrasco tornou-se popular não apenas nos Pamgas Gaucho mas em todo o país, e com isso inúmeros modelos de churrasqueiras fez-se necessário.
Segue abaixo alguns destes modelos.
As primeiras churrasqueiras:
Churrasqueira de latão
A mais usada:
churrasqueira de alvenaria.
Churrasqueira para apartamentos:
Churrasqueira elétrica
Churrasqueira a gás
A minha eleita foi a churrasqueira ecológica, criada pelo professor do MIT, David Wilson uma churrasqueira 100 % sustentável que opera apenas com energia solar, a Wilson Solar Grills.
O detalhe é que ela funciona a qualquer hora do dia ou da noite, porque concentra os raios solares.
Esse material derretido garante 25 horas de cozimento a temperaturas acima de 450° por vez.
Depois de armazenado o calor, basta libera-lo para cozinhar, inclusive ao ar livre.
Wilson teve a idéia na Nigéria, onde percebeu os grandes perigos que o fogão a lenha trás para as comunidades afastadas.
Além do desmatamento e dos problemas de saúde relacionados à inalação da fumaça, há vários relatos de mulheres sendo estupradas na busca diária por lenha.
A idéia é implantar o equipamento em países em desenvolvimento, como fonte alternativa para cozinhar.
Churrasqueira ecológica
Em Campo Grande temos várias empresas que vendem churrasqueira prontas e para montar, você poderá pesquisar e ver a melhor churrasqueira para seu projeto, e BOM CHURRASCO!
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br