Home- Notícias- O PONTO DE PARTIDA DA CONSTRUÇÃO
Publicado em: 12/08/2013
O PONTO DE PARTIDA DA CONSTRUÇÃO

 

“Quando os homens não olham para a natureza,  julgam sempre poder melhorá-la.”
                                                                                                                                                                                                         (John Ruskin)                                  

Inspirada na frase do célebre escritor John Ruskin, optei por este mês escrever um artigo que une a construção, ponto principal desta página com a natureza e meio ambiente, tão fundamentais em nossa vida.

O Ponto de Partida da Construção

Para iniciar a construção, o terreno deve estar adequado, tanto para instalação de um canteiro de obras como também para se iniciar a execução do projeto da casa, estipulado pelo arquiteto ou engenheiro.
Para tal, ele deverá ser limpo, ter um muro ou cerca construída ao redor e o local de construção da casa deve ser indicado no terreno com absoluta precisão. Estas são medidas iniciais para que a obra possa começar e caminhar com sucesso.
Vamos estar no decorrer deste artigo falando de terraplenagem, você caro leitor sabe o que é uma terraplenagem?

Segundo o dicionário Aurélio a definição é: Terraplenagem é o ato de terraplenar. E terraplenar é encher de terra um vão ou uma cavidade; fazer terraplenagem. Não existe terraplanagem.
A preparação do terreno, não diz somente à adequá-lo ao projeto como fazer terraplenagem em alguns níveis, ou até desmontes de terra em algum local onde isto tenha sido especificado. A preparação envolve também a organização dos espaços, de que modo que as operações de construção, armazenamento de material, assim chegada de materiais, seja feita do modo mais funcional e prático possível, para que a obra possa ser executada de forma rápida e objetiva, tendo cada parte do canteiro de obras funcionando à contento.
Este é um momento onde planejamento, bom senso e experiência fazem a diferença, olhar o terreno e estudar as melhores possibilidades para implantação do canteiro de obras.
Quando se fala em limpeza do terreno, é sempre muito importante prestar atenção ao que deve sair e o que deve ficar. Observar se é necessário o remanejamento de alguma vegetação. Eu como profissional e defensora do meio ambiente opto pela necessidade de conscientização de todos para que se faça um projeto respeitando as árvores existentes no terreno.
Sendo assim vamos falar um pouco sobre o nivelamento e limpeza do terreno.

Nivelamento e limpeza do Terreno

Nem todo terreno é perfeitamente retangular ou perfeitamente plano. Na verdade a maioria dos terrenos tem seu relevo acidentado, mais altos em algumas partes e mais baixos em outras partes, ou seja, podem ser ligeiramente inclinados ou até muito inclinados. Chamaremos de topografia do terreno as suas formas quanto ao seu relevo, e assim sendo, dependendo das condições topográficas de um terreno, e da forma como o arquiteto ou engenheiro concebeu o projeto, será preciso fazer um nivelamento do terreno, atingir as condições e planos adequados para executar o projeto de construção.
Em muitos casos, terrenos em aclive (que sobem em relação ao nível da rua) e terrenos em declive (que descem em relação ao nível da rua) podem ser aterrados ou cortados para que a construção seja feita.
Um topógrafo já deve ter sido contratado pelo construtor, na etapa de elaboração do projeto, e deve ter deixado no local estacas ou marcos, indicando os níveis do terreno em pontos importantes, e ter fornecido uma planta do terreno contendo estas informações. Baseado nestas informações, são feitos os aterros ou terraplenagem do terreno, sendo que antes é feita a limpeza de vegetação (mato) e se for o caso retirada de entulhos existentes no local.
Mas você talvez se pergunte, para onde vai tudo que é retirado do terreno?
Toda a camada vegetal e o entulho é levado para o depósito municipal (lixão da prefeitura), que são locais determinados pela prefeitura respeitando a legislação ambiental. Em Campo Grande temos dois locais, um na saída para Três Lagoas e outro Saída para Sidrolândia.
Limpar terreno ou locar caçamba com um empresa especializada faz parte da conscientização do cidadão e respeito ao meio ambiente, pois lixo ou entulho depositado em locais inadequados trazem danos incalculáveis para o meio ambiente.
Em Campo Grande eu indico a SERVIMAQ, uma empresa comprometida com o meio ambiente e que respeita o projeto de nivelamento determinado pelo profissional.

       

   

 

 

                                                                                                                                                     

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br