“O móvel não é só a figura, a peça não é só o material de que esta peça é composta. È o espirito brasileiro. È o móvel brasileiro.”
Sérgio Rodrigues
Quem acha que material reciclado é lixo não conhece o que é design, sustentabilidade nem o verdadeiro significado de preservar o meio ambiente.
Na era da sustentabilidade, reciclar é chic é atual.
Mas também para quem pensa que reciclar é trabalho de catadores de lixo ou de atesãos amadores, certamente nunca ouviram falar em Domingos Tótora, Irmãos Campana, Marcelo Rosembaum entre outros designers famosos no mundo todo.
Domingos Tótora, brasileiro, mineiro que escolheu o papelão como matéria prima para seu trabalho em Design. Começando com papelão reciclado, ele cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. Como pode ser visto no seu móvel o Banco Kraft (Fig. 01) e em seus vasos (Fig. 02)
Figura 01
Figura 02
http://www.domingostotora.com.br/
Outro Designer famoso no mundo todo e que usa e abusa do reciclado são os irmão Fernando e Humberto Campana, conhecidos apenas por Irmãos Campana.
Humberto Campana, paulistas que tem como tema principal do seu trabalha o material do cotidiano que certamente iria para o lixo como no caso da famosa Poltrona vermelha (Fig.03) que tem sua estrutura de aço inoxidável e 500m de corda, o inusitado que se tornou obra de arte além do seu conforto.
O reaproveitamento de restos de madeira dá vida a uma poltrona linda (Fig. 04)
Figura 03
Figura 04
http://campanas.com.br/
Mas não pára por aí, outro arquiteto e Designer brasileiro, paulista que ganhou prestigio no mundo todo com sua preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade transformando lixo em luxo é Marcelo Rosembaum. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade.
Marcelo faz o velho ficar novo (Fig.05) o que iria para o lixo e demora 600 anos para desaparecer vira horta (Fig.06 e Fig.07)
Figura 05
.
Figura 06
Figura 07
http://www.rosenbaum.com.br
Temos ainda muitos, Tótoras, Campanhas e Rosembauns que não são conhecidos mundialmente como estes mas que fazem a diferença para o meio ambiente e para a decoração, e você já começou fazer sua parte? Somos todos cidadãos do mundo e com um mesmo objetivo preservar, faça cada um a sua parte.
Abaixo outras idéias que valem à pena, o puff de revistas (Fig.08), o jogo de mesa e cadeiras de latinha (Fig.09) a poltrona de aro e pneu de bicicleta (Fig.10) e as caixas de fruta que se transformam e mesa de centro ou mesmo o jogo de jantar feito com bobinas de papel (Fig.11), demais!
Se você não tem tempo ou habilidades para isso, mas gosta, contrate um Arquiteto ou Designer de Interiores que tenha esta metodologia de trabalho, vale à pena, sua casa e o meio ambiente agradecem.
Figura 08
Figura 09
Figura 10
Figura 11
Figura 12
https://www.google.com.br/search?q=moveis+de+material+reciclado
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br