“Arquitetura é um espelho da natureza, ela intensifica, abranda ou transforma freqüências, sejam elas etéreas ou apenas intangíveis.”
(Rafael Trombeta - Arquiteto)
Há bem pouco tempo se falássemos em estrutura metálica no telhado residencial a idéia pareceria meio estranha, mas a verdade é que esse tipo de telhado pode compensar e muito.
O pensamento comum é que o telhado feito de materiais de ferro ou metálico será mais caro e se for compensar, compensará a médio e longo prazo. Que compensa a médio e longo prazo, não tenha dúvida. Um telhado desses costuma durar a vida toda, o de madeira, nem tanto.
Após algumas pesquias percebemos o seguinte: Telhados em estrutura metálica podem custar o mesmo que telhados com estruturas de madeira e as vezes menos.
A madeira está sujeita a cupins e as variações de temperatura. No Centro Oeste por exemplo, em certas épocas dos ano é muito umido e em outras é muito seco mesmo. Sem contar que a variação de temperatura em um unico dia é muito grande durante a seca. Isso faz com que o madeiramento "trabalhe" muito e o que é um bom telhado em outros lugares, por aqui não dura muito. É muito comum vermos o madeiramento sub dimensionado e o telhado todo envergando.
Assim como a madeira, o metal precisa de tratamento, mas no caso, contra ferrugem, o que não é complexo. E também precisa ser bem dimensionado, porque ele pode vir a ceder, mas é mais difícil de acontecer.
O preço da madeira pode variar muito, dependendo da qualidade dela. Seu telhado pode custar caríssimo ou não tão caro. Madeira boa necessita de um investimento maior, e lembrem-se, deve ser certificada. Um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado, fácil de se encontrar e que ainda pode ser reciclado. Em uma obra, a estrutura do telhado de ferro será mais barata que a estrutura do telhado de madeira. Uma viga de madeira por exemplo, exige que uma árvore grande e específica seja cortada e é preciso esperar que esta árvore cresça, com o ferro isso não acontece. Fabrica-se.
Um telhado não é feito só da estrutura. É preciso considerar a mão de obra. O carpinteiro é mais barato que o serralheiro. Normalmente, o carpinteiro que faz o telhado também é a mesma pessoa que coloca as telhas, o que não costuma ser o caso do serralheiro. Ainda existe outro problema. A maioria das pessoas que trabalham com metais não fazem telhados. Eles fazem cercas, portões e outras coisas. Então, é preciso contratar um serralheiro que entenda de telhados para tudo correr bem.
Um bom serralheiro vai custar o dobro do carpinteiro ou mais e você ainda precisará de alguém para colocar as telhas. É o valor da mão de obra que vai realmente definir qual das opções será mais cara.
Uso tanto a madeira quanto a estrutura metálica e respeito o ponto de vista de cada um, mas vale à pena analisar bem antes de optar por um ou por outro.
Vale lembrar que dependendo do projeto nem a madeira nem a estrutura metálica estarão aparentes, dessa forma quem vai determinar provavelmente é o custo.
Fig. 01
Fig. 02
Fig. 03
Fig. 04
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br