“Um jardim faz-se de luz e sons - as plantas são coadjuvantes
Roberto Burle Marx
Você já deve ter visto ou ouvido falar em “terraço jardim” ou “telhado verde”, já o que é, como funciona, pra que serve?
De acordo com a wikipédia, O terraço-jardim é um conceito arquitetônico segundo o qual a cobertura de um edifício é utilizada como espaço de convivência e lazer. O terraço jardim pode conter de fato "um jardim" (como ele é popularmente imaginado, repleto de vegetação) ou pode ser constituído de espaços abertos e elementos construídos, como num solário.
O conceito foi desenvolvido por Le Corbusier na década de 1920, fazendo parte de seus cinco pontos para a nova arquitetura. Sua idéia foi a de "recuperar" aos cidadãos o espaço ocupado pela construção (espaço "subtraído" ao solo) na cobertura do edifício. Com a difusão da arquitetura moderna, o conceito de terraço jardim foi adotado por outros arquitetos. No Brasil, foi utilizado por Lucio Costa e a equipe responsável pelo projeto da sede do então Ministério da Educação e da Saúde (actual Palácio Gustavo Capanema) na década de 1930.
Que a vegetação é fundamental para reduzir a temperatura nas cidades, disso ninguém duvida.
Além de reduzir o calor, em regiões quentes as coberturas verdes diminuem consideravelmente o consumo de energia com o uso de ar-condicionado. E o consumo menor de energia significa menos poluição, principalmente nos países que usam usinas termoelétricas.
Tanto a instalação quanto a manutenção são simples. Não é preciso fazer nenhum reforço na construção, pois o peso da estrutura toda instalada é bem menor do que o que uma laje deve suportar segundo as regras brasileiras. A manutenção, é idêntica à de um jardim. Corta-se a grama, tiram-se as ervas daninhas, e nem precisa se preocupar muito com irrigação, pois o telhado acumula água.
Vantagens do telhado verde:
- Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização;
- Diminuição da poluição ambiental;
- Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde;
- Melhorias nas condições térmicas internas do edifício;
- Aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde;
- Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação.
Desvantagens do telhado verde:
- Custo de implantação do sistema e sua devida manutenção;
- Caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício.
Observe na figura abaixo o detalhe de um terraço jardim:
Nas figura abaixo entenda melhor como funciona seu terraço jardim:
Agora observem terraços jardim prontos:
Vejam que é facil, e com o clima quente de nossa região, um terraço jardim além de enriquecer seu projeto te dará um corforto térmico e acústico muito bom.
Que tal um terraço jardim na sua casa?
Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br