Home- Notícias- TINTAS ECOLÓGICAS
Publicado em: 02/07/2014
TINTAS ECOLÓGICAS

 

“Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá ailusão do seu número é serem postas no seu justo lugar”

                                            (Picasso)

 

Você já ouviu falar em tinta ecológia? E tinta a base de terra?

A princípio pode parecer estranho mas, é isso mesmo, tinta a base de terra...

Então vamos entender, o  que são tintas ecológicas ?

São tintas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Existem normais internacionais para pinturas ecológicas que determinam, por exemplo, que a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COVs), que são substâncias derivadas do petróleo, não exceda 0,1% do volume total.

Quais os tipos de tintas ecológicas existentes ?

As tintas ecológicas podem ser de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais (como a caseína, que é um ligante extraído do leite da vaca). Para ser classificada como ecológica, a tinta deve ter seu ciclo de vida avaliado, incluindo dispêndio energético, uso, consumo de água, efluentes gerados, embalagens, descarte e reciclagem de materiais e insumos. A quantidade de solventes e produtos de limpeza que se gastam dentro da fábrica para limpar os próprios recipientes em que se produzem as tintas é levado em conta para se certificar uma tinta como ecológica. E, a rigor, hoje se sabe que só existe um solvente de tipo ecológico: a água.

Nesse artigo vamos falar sobre as tintas minerias.

A Cal é uma pintura praticamente natural, pois só teve a ação do fogo modificando a rocha original (carbonato de cálcio que, após ser queimado à temperatura de 1.200º C, torna-se óxido de cálcio. Depois, pela ação da água, transforma-se em hidróxido de cálcio e gradativamente volta à condição original da rocha).

Mas será que todo produto à base de água é ecológico? Na maior parte das vezes, não. São apenas produtos sintéticos solúveis em água, o que é bem melhor do que ser à base de solvente.

No Brasil temos um fabricante de tintas ecológicas que pesquisei e achei muito interessante, trata-se da Tinta Solum – a tinta ecológica mineral.

Essa tinta  é um revestimento ecológico desenvolvido com pigmentos das terras brasileiras. As nuances terrosas proporcionam aos ambientes um valor especial de conforto e aconchego. Sua textura delicada permite vários tipos de acabamento, valorizando os projetos de arquitetura e decoração.

Essa tinta vem pronta para o uso, é aplicável em áreas internas e externas. Possui um excelente poder de cobertura e aderência, é aplicável sobre o reboco e em diversos substratos.

É produzida através de processo físico sem auxilio de meio químico e com baixo uso de energia por isso pode ser classificada como ecológica.

A matéria prima é extraída de jazidas certificadas e durante a transformação em produto final não há emissões tóxicas. O resíduo não polui o meio ambiente e completa seu ciclo de vida retornando a terra em curto prazo.

A Tinta Ecológica Solum – tinta da terra - é composta de pigmentos minerais puros e naturais e emulsão de base aquosa não tóxica.

A tinta ecológia é sustentável e resgata a natureza dentro dos ambientes.

O nível de consciência ambiental no preparo da tinta ecológica é presente desde a escolha da matéria prima até a transformação da terra em tinta, sendo que no descarte a tinta volta a ser terra completando o ciclo de vida do material.

Segue algumas vantagens  de usar tinta ecológica:

 

- Não possui plastificante, não cria película ou bolhas.

- Torna o ambiente mais acústico.

- Atóxica, não causa alergias.

- Inodora.

- Resistente a intempéries.

- Longa durabilidade.

- Cor intensa, não desbota já que o pigmento é mineral.

- Permite a respiração da parede, pois a composição natural sem resina acrílica permite que a umidade interna ao substrato seja trocada com o ambiente externo.

- Gera economia de material, mão de obra e tempo, em paredes de alvenaria regularizadas dispensa fundo preparador ou massa corrida. A produção da tinta se dá sem o uso de compostos químicos ou processos de transformação, induzindo o uso de energianatural.

- Não é necessário usar produtos químicos na limpeza final, esta deve ser feita com água.

E aí, que acha de conhecer e esperimentar a tinta ecológica em sua próxiam construção?

Veja algumas edificações pintadas com tinta ecológia. A próxima imagem pode ser da sua casa.

 

Fig. 01

Fig. 02

Fig. 03

 

 

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do e-mail marconarquitetura@terra.com.br ou pelo site WWW.marconarquitetura.com.br